Apple – Mapas 3D do Rio de Janeiro

Apple Mapas - Rio de Janeiro 3d

Demorou e muito para o Brasil receber os seus primeiros Mapas em 3D do aplicativo da Apple, mas com a chegada das Olimpíadas moradores e turistas das cidades do Rio de Janeiro e Niterói terão a facilidade de agora também contar com os mapas tridimensionais.

Funcionalidade essa que é um complemento de outro recurso lançado no mês passado quando a Apple anunciou uma ferramenta para traçar rotas de transporte público.

flyover_hero

Infelizmente a funcionalidade do Flyover, que podemos ver na imagem acima, ficou de fora neste primeiro momento. Com este recurso, será possível explorar os lugares em alta resolução com zoom, panorâmica, rotação vertical e dando um giro pelas cidades e seus pontos turísticos.

Esperamos que o Rio de Janeiro seja a primeira de muitas outras cidades brasileiras que recebam os mapas tridimensionais e as rotas de transporte publico, pois esta tecnologia já vem sendo utilizada com muita eficiência em nosso país por aplicativos da concorrência como o da Google.

 Está curioso em saber como funciona este mapeamento em 3D realizado pela Apple?

Primeiro, um avião equipado com câmeras digitais reflex tira fotos aéreas. Quatro câmeras apontadas para os pontos cardeais fazem imagens em ângulo oblíquo à terra, dos lados e acima dos edifícios. Câmeras adicionais (o número exato é segredo) capturam imagens sobrepostas de ângulos cuidadosamente determinados, produzindo um conjunto final que contém todas as informações necessárias para uma renderização 3D completa dos prédios de uma cidade. O sistema desenvolvido pela C3 Technologies (empresa adquirida pela Apple) compara pares de sobreposição de imagens para medir a profundidade, da mesma forma que nossos cérebros usam a visão em estéreo, produzindo assim um modelo 3D rico em detalhes.” Conforme matéria da Revista Technology Review.

Mas afinal o que são câmeras digitais reflex?

As câmeras reflex usam um sistema de espelho móvel e prisma para levar a mesma imagem que sensibilizará o filme para a ocular, deixando o fotógrafo ver o que realmente será capturado. Todas as câmeras digitais mostram a imagem a ser capturada pela tela de LCD, mas é uma imagem e não a luz que está vindo pela lente. As câmeras reflex tem maior velocidade de foco e de disparo (tempo entre disparo é menor), além de possibilitarem a troca de lentes para conseguir escolher a lente certa para cada tipo de foto.



Gostou da novidade?
Deixe aqui seu comentário, opiniões e o que achou sobre os mapas 3D do aplicativo da Apple no Brasil.
Fique por dentro dos próximos artigos e acompanhe as novidades!!!
Estudantes de TI

Juliano Bazzi

About Juliano Bazzi

Graduando em Sistemas de Informação na Universidade de Cuiabá (UNIC). Áreas de maior interesse: TI Verde, Sustentabilidade, Programação e Sistemas Mobiles.