VirtualBox não aparece a opção de 64 bit

Com a chegada do Windows 8/8.1/10 muitas pessoas estão com dificuldade na instalação de programas relacionados a virtualização de hardware, e em muitos casos o causador do problema é o próprio Windows da Microsoft. Pois essas versões são acompanhadas do software de virtualização Hyper-V, por mais que não esteja instalado em seu computador por padrão, a configuração de virtualização já vem ativa.

  1. Podemos identificar abaixo no VirtualBox que aparece apenas a opção de selecionar um sistema operacional de 32-bit.

    O Problema

  2. Para resolver este problema, e habilitar também a virtualização para sistemas operacionais de 64 bits. Abra o Prompt de Comando (cmd) como administrador e digite:
    • bcdedit
    • Este comando irá lhe mostrar todos os programas e funcionalidades que inicializam junto com o seu sistema operacional. Vejamos abaixo a lista de programas inicializados juntos com o Windows:
    • Descobrindo o Problema
  3. Como podemos notar, o “hypervisorlaunchtype” está inicializando automaticamente junto com o sistema operacional, para desativa-lo digite o comando baixo:
    • bcdedit /set hypervisorlaunchtype off
    • Virtualização - Corrigindo o Problema
  4.  Após executar o comando acima e obtido sucesso, reinicialize o seu computador para que o sistema operacional seja inicializado sem o Hyper-V.
  5. Então vamos novamente tentar criar uma nova máquina virtual para verificar se o problema foi corrigido:
    • Problema Resolvido 64 bits

 

Com este pequeno tutorial conseguimos resolver um problema que afeta grande parte dos usuários que utilizam Windows.

Vale lembrar, que para efetuar a virtualização é preciso ter um processador e placa mãe compatível. Se você não sabe como verificar se seu hardware é compatível não deixe de conferir nosso outro tutorial: Virtualização – Seu hardware é compatível?



Gostou da solução para a virtualização das novas versões do Windows (64 bits) com o Virtual box?
Deixe aqui seu comentário, opiniões e o que achou sobre a solução para a virtualização.
Fique por dentro dos próximos artigos e acompanhe as novidades!!!
Estudantes de TI

Juliano Bazzi

About Juliano Bazzi

Graduando em Sistemas de Informação na Universidade de Cuiabá (UNIC). Áreas de maior interesse: TI Verde, Sustentabilidade, Programação e Sistemas Mobiles.